quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Pesquisa Frustrante

O Professor Dr. Erinaldo Alves do Nascimento, da disciplina de História do Ensino das Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba, solicitou uma pesquisa aos alunos sobre o ensino das artes visuais nas escolas da rede particular da cidade de João Pessoa, Paraíba. Nesta pesquisa, os alunos-pesquisadores teriam que resgatar documentos contendo informações sobre essas aulas, e também imagens que mostrassem como essas aulas eram ministradas.

Para iniciar nossa pesquisa, no dia 15 de agosto do ano corrente, comparecemos ao Instituto de Educação Carrazzoni, localizado na Av. Padre Pinto, 251, Expedicionários, onde a diretora da instituição, Nalva, negou a liberação dos dados necessários para a pesquisa, alegando que estava muito atarefada com as preparações para o desfile de 7 de Setembro.

Sem desistir, no dia 26 de agosto, nos dirigimos ao Intituto Rio Branco, na Av. Júlia Freire, 855, Torre. A diretora sugeriu uma conversa informal com uma das professoras de Artes, a Profª Eliana. Esta conversa ficou marcada para o dia seguinte e no dia seguinte, 27 de agosto, comparecemos no local e hora marcados, mas a diretora nos pediu desculpas pois tinha se confundido em relação ao horário, marcando novamente para outro dia.

Tentamos realizar a pesquisa em outra escola e fomos ao Instituto Augusto dos Anjos, na rua Quintino Bocaiúva, 625, Torre. Ao conversar com a secretária da instituição, a mesma argumentou que não seria possível nos fornecer os dados que procurávamos pois a diretora não iria aceitar por motivos de força maior.

Com isso, concluímos  a nossa pesquisa sem nenhum material coletado, mas com a certeza de que nas instituições de ensino ainda existem muitas pessoas com falta de profissionalismo e má vontade, dificultando o trabalho de nós, pesquisadoras, em tentar resgatar um pouco da história do Ensino das Artes Visuais na cidade de João Pessoa.

Por :
Adriana Silva do Nascimento
Danielle Costa

Nenhum comentário: