quarta-feira, 10 de setembro de 2008

DA BAUHAUS À DÉCADA DE 50

Em 1919, em Weimar, fundou-se a escola Bauhaus, sob a direção do arquiteto Walter Gropius, membro da Werkbund. A Bauhaus é considerada a primeira escola de desenho e nela formaram-se importantes arquitetos artesãos e artistas que , seguindo as vangardas artísticas da época, influenciados pelo cubismo, pelo construtivismo e pelo abstracionismo, propuseram a simplificação geométrica e recusaram a ornamentação supérflua, pois não obedecia a critérios racionalistas nem sociais. Consideravam que o desenho e a arte deviam serd de uso cotidinao e acessíveis a todas as classes sociais.
No desenho industrial, uma das realizações mais famosas da Bauhaus foram os móveis de tubo de aço de Marce Breuer e de Mies van der Rohe.
No período de expansão econômica que ocorreu entre as duas guerras mundiais, surgiu na França o art déco, que mais tarde se expandiria à Europa e à América. Este movimento representava um certo desejo de diversão e de luxo, recolhendo influências egípcias e cubistas. Exemplos característicos do art déco são os móveis laqueados em preto, com decoração geométrica e detalhes de cores vivas.
Entre 1930 e1950, os EUA assumiram a liderança internacional do desenho e o styling teve uma grande aceitação na sociedade de consumo em expansão.
A partir da década de 30 e sobretudo da década de 50, as tendências européias seguiram os princípios da Bauhaus e do funcionalismo.

Por: Patrícia Rocha do N. Freitas.

Fonte:Enciclopéidia Barsa Vl.6 pg.1859

Nenhum comentário: