quarta-feira, 10 de setembro de 2008

CONHECIMENTO ACUMULADO

Na disciplina História do Ensino da Artes Visuais, foi dado ênfase ao modo de como a criança vem sendo representada ao longo dos tempos.
O primeiro assunto abordado foi a educação dada pelos jesuítas, que sabiam muito bem do poder que tinham as imagens, usando-as à seu favor no processo de catequização. Ficamos conhecendo a infância de ouro, representada pelos nobres, a infância da prata onde as crianças desenvolviam o hábito da leitura, escrita e oralidade destinados aos futuros padres e a terceira infância que é a de bronze que pertenciam as crianças pobres e indíginas.
Nosso primeiro trabalho foi uma pesquisa sobre de como a infância vem sendo representada durante esses anos. Eu fiquei com a década de 80, período em que surgiu o Movimento Arte-Educação.
Em seguida vimos a Educação pela Arte, onde debatemos muito sobre dois grandes estudiosos do assunto: Victor Lowenfeld e Herbert Read.
Um outro assunto abordado foi o Movimento Escolinha de Arte no Brasil, liderado por Augusto Rodrigues, dando ênfase a livre expressão da criança.
No decorrer das aulas entendemos a diferença que existe entre o professor de Educação Artística e o Arte-Educador: o primeiro é polivalente, o segundo trabalha na sua área específica.
Aprendemos também sobre às Artes Industriais e Aplicadas. Nas artes industriais, as aulas centravam-se no desenho de projetos industriais, já nas Artes Aplicadas as aulas eram diferenciadas: os meninos aprendiam as técnicas do desenho e as meninas trabalhos domésticos destinados ao lar.
Por fim acho que a disciplina foi bastante proveitosa para mim e para todos.
Por: Patrícia Rocha do N. Freitas.

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