MOVIMENTO ESCOLINHA DE ARTE DO BRASIL
Augusto Rodrigues foi um grande expoente do movimento Educação pela Arte, por ter sido o criador da Escolinha de Arte no Brasil (EAB), no Rio de Janeiro, em 1948, sob influência das idéias de Herbert Read e Marion Richardson. A princípio, constituída em uma escola de arte para crianças para em seguida tornar-se difusora do Movimento Escolinha de Arte (MEA), propositor da metodologia da escola nova, norteada por princípios europeus e norte-americanos.
Em 1958, com a permissão do Governo Federal foram criadas classes experimentais e, as práticas desenvolvidas pelas escolinhas foram introduzidas nas escolas públicas. Os governos dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Bahia junto ao MEC firmaram convênios para formar arte-educadores tendo a EAB como consultora de Arte-Educação para ambos setores (públicos e privados). A educação através da Arte, assumiu a base psicológica da pedagogia.
No início dos anos 60, ampliaram-se organizações que promoveram a cultura popular e educação popular, a desanalfabetização e a conscientização da população da realidade da política nacional. Entre os anos 60 e 70, a tendência tecnicista baseada na racionalidade, eficiência e produtividade, visava corresponder aos interesses da sociedade industrial, atingiu seu apogeu nos anos 70, período de forte presença do autoritarismo do Estado e do regime militar.O trabalho isolado dentro dos ateliês e a atuação das Escolinhas de Arte nas escolas particulares contribuíram para o enfraquecimento do MEA
comparados aos demais movimentos combatentes do regime militar.
Fonte:
www.anpuh.uepg.br/.../Lígia Maria Pereira Bacarin e Amélia Kimiko Noma
Imagens utópicas, imagens desejadas!
Há 10 anos
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