segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Escola Cenecista João Régis Amorim

Nossa pesquisa teve, à priori, como campo de coleta de informações a Escola Dominique, situada ao Bairro José Américo no Município de João Pessoa. O primeiro contato foi realizado no dia 05 de agosto do presente ano. Porém por motivo de falta de dados, tornou impossibilitada a pesquisa nesta escola. Para tanto, e dando continuidade à pesquisa, contatamos a Escola Cenecista João Régis Amorim.

Nosso primeiro contato foi com o porteiro que nos orientou a procurar pela Coordenadora e Psicóloga Adaluza Barboza de Lima. Ao entrar na escola, nossa primeira visão foi com um grupo de crianças envolvidas em atividade de dança. Mais adiante duas professoras que trabalhavam em cima de um material do grupo folclórico nos mostraram o caminho para a coordenação. Esse primeiro contato nos deixou bem à vontade pelo fato da escola se mostrar comprometidos com atividades no campo das artes em geral. Já na coordenação, conversando com as coordenadoras Maria do Socorro Caju e Adaluza Barboza de Lima que nos trouxeram as primeiras informações que constam de material escrito sobre a escola e breve histórico da rede CNEC de Ensino.

CNEC

Fundada em 1943, na cidade de Recife/PE, como Campanha do Ginasiano Pobre, a CNEC nasceu do ideal de um grupo de estudantes universitários que, liderados pelo Professor Felipe Tiago Gomes, resolveu contrariar a situação instalada, a de pobreza – a escola como privilégio de poucos – oferecendo ensino gratuito aos jovens que não tinham acesso à escola, para cursar o ginásio.

Escola Cenecista João Régis Amorim

Iniciou suas atividades em 1979, funcionando na Escola Municipal Fenelon Câmara. Hoje, com 29 anos, está situada à Rua Adauto Toledo, s/n, Bairro Ernesto Geisel – João Pessoa. Trabalha com educação infantil ao ensino médio. Sua sede própria contando de 23 salas de aula, laboratório de matemática, informática, ciências físicas e biológicas, auditório, piscinas, quadra poliesportivas, além de salas administrativas.
Além do contato com as coordenadoras do ensino fundamental e médio, tivemos contato com a coordenadora de eventos Tânia Montenegro. Ela, atrvés de uma breve entrevista, nos informou a quantidade de projetos executados ao longo do ano, os quais possuem um diálogo com o ensino das artes e onde observamos a presença da educação artística.
Por Beto Câmara e Taciana

Nenhum comentário: