quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Arqueólogos encontram na Grécia sepulcros de cerca de 2.650 anos





Gente, olhem que interessante essa matéria, só lembrei das aulas de Silvino!
Leiam, pois essas descobertas sao bem interessantes para nós.



Uma equipe de arqueólogos desenterrou na província grega da Macedônia (norte) um total de 43 sepulcros que abrangem um período de quase quatro séculos, do ano 650 a.C. (antes de Cristo) a 279 a.C. As descobertas foram relatadas nesta quinta-feira pelo Ministério da Cultura grego.

Os achados são resultado das escavações realizadas durante este ano no cemitério ocidental do povoado de Arjontiko, a cinco quilômetros de Pelas, capital do Império da Macedônia durante sua época de esplendor e cidade natal de Alexandre, o Grande.

Segundo os primeiros estudos, a maioria dos túmulos, datados entre 580 a.C. e 480 a.C., pertencia a guerreiros e continham capacetes de cobre ou máscaras de ouro; lanças e uma faca; jóias de ouro, prata e cobre; estatuetas de móveis e carros; e ídolos de deuses e animais.

Algumas tumbas de mulheres dessa época apresentaram ricos tesouros de jóias, facas de ferro, estatuetas de argila arenosa e cântaros de cobre. Entre os achados destaca o sepulcro de uma menina que abriga uma coroa de cobre banhada de ouro, três ânforas de cerâmica, um cântaro de cobre e um busto de argila arenosa da morta de dimensões naturais.

Durante as escavações dos últimos oito anos, feitas em apenas 5% do recinto, foram localizados 915 sepulcros.

Esses enterros revelam o crescimento econômico e a composição demográfica do povo com os cadáveres enterrados em sepulcros de terra e sarcófagos de madeira, ordenados por famílias, gênero e status social.

O assentamento de Arjontiko ficava em um cruzamento de caminhos de grande importância estratégica, tanto militar como para o comércio de objetos de luxo e de matérias-primas através dos séculos, segundo informaram os cientistas.


Fonte http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u443662.shtml

imagem http://cienciaesaude.uol.com.br/album/0809_album.jhtm?abrefoto=50

http://cienciaesaude.uol.com.br/album/0809_album.jhtm?abrefoto=50

Por Danielle Costa

Um comentário:

frassinetts disse...

olá! descobri esse blog por acaso e gostei muito! sou arte educadora em formação e pode ter certeza que vou "usar e abusar" deste espaço! rs também escrevo sobre arte!

abraço

http://www.convencoes.blogspot.com