terça-feira, 9 de setembro de 2008

DIÁRIO DE DOIS PESQUISADORES PRINCIPIANTES


Quando fomos orientados a fazer uma pesquisa, fotográfica e documental, sobre as aulas de artes visuais em escolas particulares, fizemos um levantamento e escolhemos a Escola Academia de Comércio Epitácio Pessoa. Aqui começaram nossos problemas. Por telefone, falamos com funcionários da citada escola e explicamos a intenção da pesquisa e o tipo de material que estávamos interessados. Marcamos data e horário e fomos à visita. Ficamos surpresos quando descobrimos, com a diretora, que a escola só disponibilizou aula de artes aos alunos a partir do ano 2000, quando foi incluído o ensino médio normal. Anteriormente era apenas curso técnico profissionalizante em Administração e Contabilidade. A surpresa negativa ocorreu porque nos contatos telefônicos havíamos tido a confirmação sobre o direcionamento da pesquisa.

Após algum tempo atônitos com a notícia, tivemos que nos focar em outra escola. As mais conhecidas, porém, já haviam sido escolhidas pelos colegas. Foi então que surgiu a idéia de fazer contato com o colégio Pinocchio. Lá fomos muito bem recebidos e já no segundo contato tivemos acesso ao material a ser pesquisado. Outra decepção! As fotos, não datadas, não identificadas e não conservadas estavam amontoadas umas sobre as outras e acondicionadas em um caixa de médio porte. Esse é todo o registro disponível dessa escola que foi inaugurada na década de 70 e que agora em novembro completará 38 anos de fundação. Ficamos espantados porque pensamos, no início, que teríamos dificuldades no acesso ao material, mas não que ele iria ser tão escasso ou inexistente. Aconteceu justamente o inverso. Não foi pedido qualquer tipo de identificação e ainda permitiram que trouxéssemos as fotos para digitalizar sem pedirem nem um simples número de telefone para contato.

Apesar de toda a dificuldade, encontramos algumas fotos interessantes que serão postadas com seus respectivos comentários. Com o propósito de atrair a atenção para nossa pesquisa resolvemos exibi-las de maneira menos formal, começando da primeira tentativa de contato com a escola. Tentamos, nessa exposição do material, fazer relação com o conhecimento acumulado na disciplina de História do Ensino das Artes Visuais.

Esperamos que gostem!







Carlos Nazareno e
Karlene Braga

Nenhum comentário: