sábado, 6 de setembro de 2008

Conhecimento Acumulado

Acho que durante o curso o professor, a pesar dos incidentes e das dificuldades, conseguiu passar um pouco do seu conhecimento com bastante êxito melhorando assim, o nosso aprendizado no que diz respeito à História do Ensino das Artes. Lembro-me que um pensamento mostrado e explicado em sala de aula tipo:

“Ensina-me e eu esquecerei”;
“Conta-me e eu lembrarei”;
“Envolva-me e eu aprenderei”.
Para mim, esse pensamento foi de grande importância por que normalmente não me despertava grandes aprofundamentos no tocante à leituras. A partir daí, comecei a ler mais e ver através de reportagens tipo: Globo Ação como também a TV Cultura que normalmente apresentam trabalhos de outros educadores visando a arte para as crianças e comunidade carentes tornando estes educadores mais que um simples professor e poderíamos até dizer “Super-Herói”, abordando normalmente assuntos que é de muita complexidade como também, bastante polêmico nos dias de hoje.
Não quero ser redundante em descrever a risca todo assunto abordado em sala de aula, visto que, outros amigos de sala já o fizeram e com bastante eloqüência, quero apenas ressaltar pontos que para mim foi muito prazeroso em participar principalmente em pesquisar que é uma das melhores maneiras de aprendizado, tipo:

§ Imagens de Infância do século XVI a XIX;
§ Artes e Ofício;
§ Colonização e Jesuitismo;
§ Protótipos da Infância;
§ Projeto Educacional dos Jesuítas;
§ Arte e Educação;
§ Artes Industriais;
§ Escolinha de Arte;
§ Educação pela Arte;
§ Escolanovismo;
§ Análise do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova;
Por fim, a pesquisa em uma escola da rede privada em conjunto com o grupo no qual foi formado previamente, no nosso caso, a escola foi o INSTITUTO DON ADALTO, localizado em Jaguaribe, neste trabalho nós apresentamos alguma “Imagens e Textos do ensino de artes visuais”.
Ronaldo Figlioulo

Nenhum comentário: