ARTES INDUSTRIAIS
O Brasil vivia um momento de industrialização. As escolas agora buscavam dar uma formação voltada para formar técnicos com o finalidade de suprir a mão de obra no mercado industrial.
Os professores ensinavam o desenho técnico dando ênfase ao trabalho que seria útil a vida dos alunos, incluindo-o no mercado de trabalho, para sua própria sobrevivência.
As escolas mantinham a tradição do ensino profissionalizante, destinado a formação de nível médio, em cursos técnicos na área de edificação, desenho, construção civil e eletrônica.
Neste período surgiram várias escolas nessa linha técnicista entre elas o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. No momento predominava a Pedagogia Tecnicista. Essa tendência ganhou força para atender os interesses da sociedade industrial, pois até então a educação era considerada insuficiente no preparo de profissionais para o mercado de trabalho.
Agora a arte tinha o objetivo de organizar e ensinar uma multiplicidade de técnicas, focando o saber construir, reduzindo aos seus aspectos técnicos e ao uso de materiais diversificados. baixa ausência de teorias, muitos passaram a valorizar os livros didáticos com conteúdos geralmente restritos aos exercícios e atividades.
A educação era normativa e sua novidade apenas formava operários para o mercado de trabalho vigente da época que era as industrias.
Postagem de Fátima Queiróz
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