Funciona de Segunda a Sexta-feira. Manhã de 8:00hs as 11:00hs,
Tarde das 14:00hs as 17:00hs,
A escolinha atualmente tem a participação
de 100 crianças, alternando-se entre dias
da semana e turno durante o dia.
Escolinha Espaço de Convivência Casa de Maria: Funciona nos dois turnos, atendendo 100 crianças carentes da comunidade, na faixa etária de 05 á 12 anos. Trabalhamos com a pedagogia FRENET. É uma pedagogia que possibilita que a criança descubra através da observação, percepção, desenhos etc. suas potencialidades; Trabalha a arte, a reflexão através das experiências; Observar, agir, pensar por si mesma; Educar através do trabalho com a natureza.
Histórico: Centro de defesa e promoção da criança – Escolinha Casa de Maria
A escolinha, como é chamada pelos moradores locais, surgiu oito anos atrás com o objetivo de tirar as crianças da rua.
Com o projeto de co-gestão com a prefeitura de Fortaleza, passou-se a atender cerca de 150 crianças e foi a partir daí que o Centro passou a ser uma escola. No entanto, tenta-se ensinar mais do que as tradicionais matérias curriculares, com o objetivo de ser uma orientação para a vida. As professoras também tentam discutir com as crianças os seus problemas familiares.
Entretanto, é preciso muito mais do que a escola para manter a presença das crianças. Uma das atividades extracurriculares é o teatro, onde elas encenam peças sobre as plantas medicinais cultivadas na Farmácia Viva. Algumas ajudam na horta da comunidade e outras participam de atividades educativas.
Em 2002, a escolinha e o ateliê de arte terapia dos adolescentes, receberam um grande impulso com a chegada de duas professoras voluntárias de Florianópolis, Santa Catarina, Dra. Marilena Gonçalves e Dra. Walkiria Kaminski. Elas criaram vários programas com crianças e adolescentes que vão da reciclagem do papel, ateliês e arte terapia, escolinha de arte e trabalhos educativos com crianças e adolescentes em situação de
risco.
Acho que tipos de escolinhas como estas se tornam necessárias em qualquer comunidade, desde que tenham profissionais realmente comprometido com a causa e capacitado didaticamente para repassar um pouco do seu aprendizado e conhecimento vivido envolvendo assim as crianças através de programas tão bem sucedidos como este.
Ronaldo Figlioulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário