domingo, 10 de agosto de 2008

Relatos de Experiência. Fátima Queiróz

Este texto descreve todas as etapas do projeto


Projeto


João Pessoa e Cabedelo na Ponta do Lápis



Maria de Fátima Medeiros Queirós de Paula
Coordenadora do Projeto


2006


Apresentação

O projeto foi desenvolvido na cidade de Cabedelo, no Estado da Paraíba, na Escola Professora Elizabeth Ferreira da Silva, situada no bairro do Renascer II, com alunos de 5ª a 8ª série.
O projeto teve como objetivo principal, conscientizar os alunos da importância de preservar o Patrimônio Histórico e Cultural do nosso Estado e município, fazendo-os compreender o valor que estes têm para a humanidade, pois é através dos monumentos conservados que tomamos conhecimento do legado histórico dos nossos antepassados, contando e fazendo história através dos tempos.
A Idéia da elaboração deste projeto teve como ponto de partida a sensibilização dos alunos diante das pichações que vem sofrendo o Patrimônio histórico e cultural do nosso estado. Este vêm sendo alvos de atitudes impensadas de adolescentes, prejudicando a preservação dos mesmos.
Foram realizadas várias visitas em locais públicos e monumentos, dos quais estavam todos pichados, o que sensibilizou os educandos, que por sua vez, nos questionaram acerca de tais atitudes depreciativas. A partir disto, nos foi possível refletirmos coletivamente sobre estes atos que só destrói o que é nosso por direito e a importância da preservação da nossa história e cultura, uma vez que a classe que mais perde com estas atitudes são os jovens que, num futuro bem próximo, não terão registro da história passada.
Retomando as discussões em sala de aula, discutimos a questão do grafismo x pichação. Procuramos analisar contextualmente o grafismo e a pichação, fazendo-os compreender a diferença entre eles, e desmistificando a idéia de que pichar é arte. Falamos desta prática, pichação, que vem prejudicando e destruindo o patrimônio público na maioria das cidades.
Como ilustração, foram mostradas várias fotos de monumentos pichados e os prejuízos que estes atos vêm causando. Entretanto, este grupo de alunos, tomaram consciência da importância e do sentido de preservar nossas memórias. Neste momento, os educandos se dispuseram a serem multiplicadores desse conhecimento, passando este aprendizado para os colegas, amigos, familiares, em fim a comunidade em que vivem.
O projeto foi desenvolvido com 20 (vinte) alunos de 5ª a 8ª série da escola já mencionada a cima, onde trabalhamos por etapas.
Durante o desenvolvimento desse projeto, apropriamo-nos da abordagem triangular de Ana M. Barbosa como eixo norteador para o desenvolvimento do nosso trabalho. Usamos as três vertentes: contextualização, percepção, fazer artístico.
Na primeira etapa foram ministrados todos os conteúdos que iríamos precisar para um bom desenvolvimento do trabalho, como: Técnicas de desenho, escala tonal, perspectiva, cor, luz, textura, sombra, volume, claro escuro, composição, técnicas da quadrícula, técnica do lápis grafite, técnica do lápis de cor, como usar os materiais de desenho: régua, compasso, esquadro, transferidor. Todos os conteúdos foram ministrados seguidos de uma prática na sala de aula.
Neste trabalho, procuramos passar as técnicas para que os alunos dominassem e assim pudessem realizar uma boa prática.
Ainda na sala de aula começamos a contextualizar historicamente todos os monumentos que seriam visitados. Foram trabalhados textos com os conteúdos históricos de cada monumento, esses eram lidos e discutidos na sala de aula com o grupo; para complementar passamos em DVD sobre o patrimônio que seria visitado; depois trabalhamos desenhando por postais dos monumentos; todos os alunos do projeto desenharam no papel 40 kilos e com lápis grafite 4B e 6B. Com isto queríamos dá a idéia do desenho bidimencional para que eles pudessem ver a diferença e as dificuldade quando chegassem no tridimencional que seria a etapa que iriam desenhar enfrente aos prédios a serem desenhados.
Segunda etapa - Começamos visitar os monumentos históricos de João Pessoa e Cabedelo e desenhá-los - Passávamos horas com os alunos diante dos monumentos, cada aluno com sua prancha, folas de papel, lápis grafite. Saiamos para visita duas vezes por semana o restante dos outros dias tínhamos aulas extras sala para os estudos de conteúdos e práticas de desenho; com a finalidade de exercitar o traço e aprimorar os trabalhos práticos em desenho.
Durante essa etapa visitamos todos os monumentos históricos, das duas cidades e desenhamos a lápis grafite. Cada espaço visitado era registrado com fotos dos alunos desenhando in locu
Terceira etapa - Depois de todas as visitas e já com os desenhos feitos, agora passamos a desenhar usando outro suporte, a casca do ovo; com a intenção de tornar ao alunos sensíveis, cuidadosos pala fragilidade do suporte evidenciado; procurando mostrar e comparar a fragilidade dos monumentos históricos pichados, que mesmo sendo de concreto, ferro, tornavam-se frágeis tanto quanto a casca do ovo, mediante da depredação sofrida por ações voluntárias de adolescentes ou indivíduos inconscientes de seus próprios atos.
Os alunos desenharam na casca do ovo os monumentos por eles já desenhados no papel; esta etapa foi desenvolvida em aulas extra sala. Os alunos freqüentavam as aulas normais da sua série em um horário e no outro horário tínhamos as aulas extras para o projeto; os que estudavam pela manhã tinham as aulas extras a tarde e vice e versa.
Quarta etapa - Agora já com os trabalhos realizados, saímos com todos as alunos nas escolas da comunidade apresentando o projeto e mostrando através da expressão individual de cada aluno no desenho a beleza do nosso patrimônio cultural. Visitamos as dezoitos escolas do município de Cabedelo com extensão a algumas escolas do Estado na cidade de João Pessoa. O trabalho foi também exposto na escola de origem onde apresentamos para toda a comunidade vizinha, pais dos alunos e alunos das outras séries. Todo essa exposição dos trabalhos os próprios alunos falavam da experiência de seu trabalho.
Quinta etapa - O projeto culminou em uma exposição na Universidade Federal da Paraíba no Pólo Arte na Escola, primeiro piso da Biblioteca Central. Foram expostos todos os trabalhos de desenhos tanto no papel como os desenhos nos cascas dos ovos.
Foram enviados convites aos pais dos alunos que participaram do projeto, as escolas visitadas pelo projeto e para a Secretaria de Educação. Ver em anexos.
Participaram da abertura da exposição, alunos participantes do projeto, seus pais, amigos e parentes, os professores, a direção da escola, representantes da secretaria de educação do município de Cabedelo, representante do prefeito do município e a coordenadora do Arte na escola Pólo João Pessoa.
A exposição ficou de 13 / 11 / 06 a 13 /12 /06, visitada por várias escolas de João Pessoa e alunos da própria UFPB.
Segui em anexo o registro das assinaturas dos visitantes.

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