domingo, 10 de agosto de 2008

Relato de Experiência. Fátima Queiróz

.Relato de Experiência
Maria de Fátima Medeiros Queiroz de Paula


Projeto Arte na Escola

Este projeto vem sendo desenvolvido em Cabedelo desde 2007, com bastante êxito. Depois vou postar sobre cada um projeto com imagens e registros.

Cabedelo é uma cidade situada aproximadamente a 20 km de João Pessoa. Cidade portuária, conhecida pelas suas belezas naturais e manifestações culturais e populares como: A Lapinha, A Nau Catarineta, Tribos Indígenas, Danças de Coco, O Boi de Evilázia, entre outras. Foi pensando em cultivar essas manifestações culturais que surgiu a idéia do projeto, diante também da necessidade de contribuir e melhorar o ensino da arte nas escolas do município. A nossa cidade conta com dezoito escolas e duas creches, onde cada unidade dispõe de arte-educador com habilitações diferenciadas: artes plásticas, cênica, dança e música. Havia deficiência em passar todas as linguagens da arte em cada escola, pelo motivo de ter só um professor e este desenvolvia seu trabalho dentro da sua formação, pois não era praticado a polivalência. Sabemos que cada professor tem a sua especificidade, o que dificulta adentrar em outra área que não sejam de sua competência. Procurando resolver esse problema, visando além de melhorar o ensino da arte na escola, oportunizar o conhecimento do aluno nas outras linguagem artísticas, foi que a Secretária Adjunta de Educação e Cultura, Marieta Campos Rezende, conhecedora e preocupada com essa deficiência no ensino da arte do município, resolveu criar um projeto que denominou de “Projeto Arte na Escola”.
Foram convidados cinco professores de arte da rede de ensino do município para compor essa equipe. Esses professores denominados de “professores facilitadores”, iriam atuar nas escolas com projetos dentro das diferentes linguagens da formação do titular da escola. Por exemplo, a escola que tivesse seu professor titular com formação em plástica a equipe de professores do projeto, nas áreas de teatro, dança e música, assistiriam essa escola, dando a oportunidade aos alunos de conhecerem as outras linguagens,
ampliando assim o seu horizonte artístico.
O quadro dos professores que fazem parte da equipe é:

Artes Plásticas: Maria de Fátima Medeiros Queiroz de Paula
Arte Cênica e Dança: Antônia de Pádua Lucena e Elizangela Rodrigues
Música: Maurício César de Souza e Marcelo Aprígio da Silva Filho.

O projeto “Arte na Escola” tem como objetivo principal contemplar as escolas com todas as linguagens artísticas e desenvolver projetos específicos, extra sala de aula também nas quatro linguagem.
Como funciona esse projeto extra -sala de aula? O professor desenvolve seu projeto com vários grupos de alunos de várias escolas. São trazidos os alunos em horário contrária das aulas regulares para uma sala especifica de artes sob a coordenação de cada professor facilitador.

Projetos: Arte Visuais (Plástica) que estão sendo desenvolvidos:
Coordenadora dos Projetos: Arte Educadora Maria de Fátima Medeiros Queiroz de Paula.

· Formação Continuada em Desenho;
· A Máscara e suas Múltiplas faces;
· A escola com a mão no barro;
· A Escola com o pé no Museu;
· A Escola na fila do Cinema
· Formação Continuada para os professores de artes “Água mole em pedra dura tanto bate até que aprende”

Como se dar essa formação continuada dos professores?

Os professores de artes se encontram uma vez por mês, nos dois horários para estudar os conteúdos de artes, praticar o seu fazer, discutir e trocar idéias sobre experiências de sala de aula. Além de palestras e cursos extras dentro do universo artístico.
Foram ministrados vários cursos de formação para o professor para que esse levasse a extensão para a sala de aula. Como:

· Formação Continuada em Desenho;
· Curso básico de Cerâmica;
· Curso de maquiagem artística;
· Curso básico de Circo (Trapézio)
· Expressão corporal
· Noções básicas de música;
· Grupo de estudo (Historia da Arte)
· Curso de Origame;
· Curso para desenvolver a Criatividade. “Criatividade ETC e TAL”

Estamos sempre procurando atender as necessidades do professor. A cada reunião é estabelecido o próximo conteúdo ou curso com todos os professores.

Projetos: Artes Cênicas e Dança:
Coordenadores: Antonio de Pádua Lucena e Elizangela Rodrigues Leite.

· Curso de Teatro (formação de ator)
· Curso de Dança (moderna , Contemporânea, dança cênica e clássica)
· Teatro de boneco


Projetos: Música:
Coordenadores: Arte Educadores Maurício César de Souza e Marcelo Aprígio da Silva Filho.

· Coral Tom Jobim;
· Coral nas Escolas “Quem canta seus males espanta”;
· Oficina de Flauta doce;
· Oficina de percussão, construção de instrumentos e exploração sonora.

Nenhum comentário: