quarta-feira, 6 de agosto de 2008

- Liceu de Artes e Ofícios – 1




Ficava na Av. Central, nº 174, bem perto do Hotel Avenida, onde hoje está o edifício sede da Caixa Economica Federal.Entre 1919 e 1923, o prédio abrigou a Conselho de Intendencia Municipal (durante a construção do Palácio Pedro Ernesto).
O Liceu foi fundado em 1856 pelo arquiteto Joaquim Béthencourt da Silva que queria construir uma sociedade do trabalho através da ação do ensino do desenho.Rui Barbosa participou desse projeto de Brasil industrial como sócio honorário, mas a política industrial do Brasil, naquele tempo, limitava-se a atividade do ensino do desenho em escolas.O Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro pretendia constituir, através do ensino, um mercado de trabalho com base na educação da estética.
Era uma escola noturna, gratuita e filantrópica que quis formar uma classe trabalhadora. A base seu currículo era o ensino do desenho através do desenho eclético, permitindo que o aluno desse asas á sua imaginação misturando estilos e criando novas formas.A escola formava trabalhadores para a construção civil, assim como operários em geral. Ela era mantida pela Sociedade das Bellas Artes, que pretendia transformar a cidade em uma obra de arte. De forma que, não apenas os edifícios monumentais ou governamentais seriam feitos com arte, mas também os açougues, as padarias, as lojas de construção civil, as pequenas residências, os cabeleireiros, as papelarias etc., seriam feitos com arte.Uma cidade desenhada com arte expressava, na opinião de Béthencourt da Silva e Rui Barbosa uma sociedade voltada ao trabalho.
O primeiro curso profissionalizante de ensino comercial com duração de 4 anos, começou em 26 de junho de 1882 .Com a demolição do edifício, a instituição mudou-se para a rua Frederico Silva 86, Praça Onze. Em 1981, entrou em funcionamento a Faculdade Béthencourt da Silva – FABES, com cursos de Licenciatura em Técnicas de Comércio e Serviços e, em 1993, para os cursos de Bacharelado em Administração e Ciências Contábeis. A Sociedade Propagadora das Belas Artes, mantenedora do Liceu de Artes e Ofícios, estará comemorando 150 anos no dia 23 de novembro deste ano.




Fonte: BARROS, P. O Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro e o seu fundador . Rio de Janeiro, LAO, 1956.
Walquíria M. de Araújo

Nenhum comentário: