quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Escolas de arte no Brasil - EAB

A Escolinha de Arte do Brasil foi criada em 1948, no Rio de Janeiro, por Augusto Rodrigues (1913 - 1993), Lúcia Alencastro Valentim (1921) e Margareth Spencer (1914). A Escolinha contemplou as variadas expressões artísticas (dança, pintura, teatro, desenho, poesia etc.), e se destinava às crianças. O filósofo e teórico da arte Herbert Read (1893 - 1968) inspirou teoricamente a experiência, através de sua obra Education through Art (1943). Para Read, a educação é o fundamento da arte.
Destacava-se pela inclusão de elementos da arte popular e do folclore (por exemplo, teatro de fantoches e bonecos), favorecendo o diálogo entre as diferentes modalidades artísticas e pela adoção de um método inovador ensino.
A EAB recebeu grande apoio de educadores atuantes, como Anísio Teixeira (1900 – 1971) e Helena Antipoff (1892 – 1974). Vale lembrar que as relações entre arte e educação especial mobilizam a Escolinha de Arte do Brasil desde o início, favorecidas por convênios com a Pestalozzi e com a PAE, por intermédio de Antipoff e de Nise da Silveira (1905 – 1999).
Outro aspecto importante da Escolinha diz respeito às tentativas para difundir concepções mais modernas na área da educação artística com criação de veículos próprios como o jornal Arte & Educação, editado a partir de 1970. A produção de materiais específicos para o ensino de arte é outra inovação da Escolinha de Arte do Brasil, que sistematiza, pela primeira vez, técnicas pouco conhecidas e, até hoje, utilizadas pelas escolas. Na década de 1940, novas experiências na área da educação artística têm lugar no país, com o intuito de formar artistas e educar o gosto em função da liberdade expressiva. No Recife, por exemplo, Lula Cardoso Ayres (1910 – 1987) fornece lápis, papel e tinta para as crianças, deixando que elas se expressem de modo não A Escolinha de Arte do Brasil altera o panorama do ensino artístico, multiplicando as experiências na área de arte e educação em diversas regiões do país. Sua criação está na base do Movimento Escolinhas de Arte – MEA, que congrega diversas escolinhas de arte, nos anos 1950, 1960 e 1970: a do Rio de Janeiro, da Bahia e do Recife, por exemplo.
Fonte: www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?

Vera de Luna e Silva

Nenhum comentário: