terça-feira, 12 de agosto de 2008

Escolanovismo


Com o Escolanovismo, passou-se a prevalecer a liberdade e a auto-expressividade, com as crianças inseridas no cerne da ação educativa, enfatizando, destarte, a construção infantil natural personalíssima.

Deve-se ressaltar que o ensino artificial e verbalista fora efetivamente afastado. Ao revés, o bom sujeito docente era o articulador do desenho com trabalhos manuais.

A arte era traduzida, em verdade, nos trabalhos manuais.

Atentemos, nesse diapasão, ao entendimento da Professora Amélia Hamze (UNIFEB, CETEC e FISO – Barretos) - http://pedagogia.brasilescola.com/gestao-educacional/escola-nova.htm:

“Na essência da ampliação do pensamento liberal no Brasil, propagou-se o ideário escolanovista. O escolanovismo acredita que a educação é o exclusivo elemento verdadeiramente eficaz para a construção de uma sociedade democrática, que leva em consideração as diversidades, respeitando a individualidade do sujeito, aptos a refletir sobre a sociedade e capaz de inserir-se nessa sociedade Então de acordo com alguns educadores, a educação escolarizada deveria ser sustentada no indivíduo integrado à democracia, o cidadão atuante e democrático.
Para John Dewey a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida. Assim, a educação tem como eixo norteador a vida-experiência e aprendizagem, fazendo com que a função da escola seja a de propiciar uma reconstrução permanente da experiência e da aprendizagem dentro de sua vida. Então, para ele, a educação teria uma função democratizadora de igualar as oportunidades. De acordo com o ideário da escola nova, quando falamos de direitos iguais perante a lei, devemos estar aludindo a direitos de oportunidades iguais perante a lei.”
Carlos Nazareno Pereira de Oliveira

Um comentário:

szribeiro21@gmail.com disse...

Amo trabalhos manuais. Gostaria de aprender a fazer sabonete. Vocês tem aulas?