terça-feira, 12 de agosto de 2008

Artes Industriais


O ensino das artes industriais relacionava, diretamente, o estudante ao mundo técnico-industrial.

A premissa maior, nesse espeque, era a promoção de métodos que adequassem os alunos à tecnologia industrial mediante o desenvolvimento de projetos artísticos inseridos na aludida temática.

Dava-se, ênfase, ainda, ao trabalho coletivo.

Não podemos olvidar que, dentro dessa órbita, defendia-se, com grandiosa propriedade, que o desenvolvimento crítico do aluno na construção técnica de seu projeto (aquilo efetivamente idealizado e planejado com a capacidade criativa do alunado), dentro das artes industriais, apresentava mais valor do que, até mesmo, a perfectibilidade do trabalho finalizado.

Por fim, gostaria de registrar que em pesquisa na Internet, verifiquei a existência do livro correlato à temática em foco, denominado “Artes Industriais Planejamento e Prática” dos autores Chris H. Groneman e John L. Feirer (Coleção Biblioteca Técnica Freitas Bastos) - 1966, podendo ser adquirido pelo valor de R$ 14,32 (quatorze reais e trinta e dois centavos) no site http://www.traca.com.br/?mod=LV181012&origem=resultadodetalhada e, ainda, pelo valor de R$ 10,00 (dez reais) no site http://www.livronet.com.br/produtos/codigo/181707/.


Carlos Nazareno Pereira de Oliveira

Nenhum comentário: