domingo, 17 de agosto de 2008

Escola General Mitre

Pessoal , achei três fotos sobre uma escola carioca, na década de 20, em um dia de festa. As fotos mostram a mesma escola, mas a visão que o fotográfo capturou foi muito diferente e interessante. Os comentários do autor do texto dão ainda mais história às imagens. Espero que vcs gostem!


  • Primeira fotografia


Outro dia, o amigo Luiz D' mostrou, em seu Saudades do Rio (fotolog.terra.com.br/luizd:1076 ), uma cerimonia na Escola Mitre, ou Escola General Mitre, datada de 27/ago/1918.

Aquela foto provocou uma corrente de comentários muito ricos sobre a Educação, hontem e hoje.

Achei que poderia acrescentar um pouco mais de pimenta aos comentários, trazendo esta outra foto, de outra festa na Escola Mitre, mas 7 anos depois, em 25/jun/1925. A festa foi muito concorrida, prestigiada e elegante, conforme vou mostrar nas próximas fotos. Mas, para esta primeira foto, Augusto Malta fotografou a criançada vizinha, que deve ter vindo ao local para ver a festa e as autoridades de perto. É preciso lembrar que esta escola fica na Rua Farnese, no Morro do Pinto, que, já naquela época, era considerado como favela.

O que é mais inusitado nesta foto é o comentário escrito, raríssimo nas fotos de Malta, principalmente por ser ele fotógrafo da Prefeitura: "Um contingente do Morro do Pinto que não vae a escola?..." Vai aí uma certa crítica social, enquanto documentava uma cerimonia oficial. E o comentário ficou na foto, guardada no AGCRJ.


(Publicado em Fotografias do Rio de Ontem, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Governo Marcos Tamoyo)

http://www.flickr.com/photos/flaviorio/2219550333/



  • Segunda fotografia


Aí está uma segunda foto da cerimonia na Escola General Mitre (C. E. G. Mitre, conforme anotado por Malta), em 25/jun/1925.

Agora já estão reunidos todos os convidados e autoridades. Tudo pronto para a Grande Fotografia. Prédio enfeitado com as guirlandas tradicionais, uniformes novos e impecáveis. Ali no alto da escada, parece ser uma placa ainda coberta, pronta para ser descerrada. Temos até mesmo uma bandeira da Argentina, que é, afinal, a pátria do patrono da escola.

Não é porque a escola fica no Morro do Pinto que a Prefeitura Municipal vai relaxar na qualidade das instalações ou dos professores e professoras contratados.


(Publicado em Fotografias do Rio de Ontem, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Governo Marcos Tamoyo)

http://www.flickr.com/photos/flaviorio/2222485934/



  • Terceira Fotografia



A terceira foto da cerimonia na Escola General Mitre, em 25/jun/1925, foi feita dentro do prédio.

A legenda da foto, no livro onde foi publicada, diz: "Inauguração da Caixa Escolar da Escola General Mitre".

Chama a atenção o objeto suntuoso sobre a mesa. Seria um tinteiro? Com certeza, o mais grandioso que já vi. Me parece que, dentre as autoridades na mesa, o da direita (que parece primo do de bigode, na esquerda) já estava na foto da cerimonia de 1918, que o Luiz D' mostrou no Saudades do Rio (http://fotolog.terra.com.br/luizd:1076 ). Seria o diretor da escola?

Lidando com fotos antigas, é muito comum encontrarmos pessoas com rostos e expressões completamente "datados". Mas, de vez em quando, encontramos um ou outro rosto que ainda é atual. É o caso da moça de branco lá no fundo, com aquele sorriso simpático.



(Publicado em Fotografias do Rio de Ontem, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Governo Marcos Tamoyo)

http://www.flickr.com/photos/flaviorio/2224530523/




Karlene Braga





Nenhum comentário: