O Colégio Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo tem como origem a Sociedade Propagadora da Instrução Popular. Constituída ainda no império, fundada em 14/12/1873, pelo Dr. Carlos Leôncio da Silva Carvalho. Com o objetivo de criar na cidade um estabelecimento de instrução em artes, ofício e técnicas que atendesse as demandas de mão de obra especializadas formando o bom e consciente cidadão sem distinção de classe e realizando democraticamente uma obra do povo, pelo povo e para o povo.
O primeiro prédio da escola foi na Rua São José; as aulas de início eram de caligrafia, aritmética, sistema métrica e gramática portuguesa para os trinta artesãos europeus.
Em 1882, o currículo foi aumentado com os cursos de comércio e agricultura com aulas de português, francês, inglês, geografia, cosmografia, história universal, história da pátria, história da arte, e da indústria, estética, anatomia, psicologia, direito natural e constitucional, economia e política.
O grande impulso nas atividades do Liceu ocorreu em 1900 com Ramos de Azevedo. A direção geral separou a indústria da escola com o objetivo de ter uma indústria para sustentar a escola. Ramos de Azevedo colocou à disposição da cidade, artesãos e mestres qualificados, fazendo com que a produção do Liceu rapidamente superasse o universo do ensino. Suas obras começaram a se espalhar pela cidade, sua sede já estava instalada na estação da Luz.
Até o inicio da Segunda Guerra, além dos cursos técnicos industriais dava-se grande importância ao ensino, das artes, surgiram os talentos dos escultores Victor Brecheret e Galileu Emendabile, a “Semana de 22” escultores do Liceu participaram ativamente do movimento.
Em maio de 1980 foi inaugurado o Centro Cultural do Liceu com a finalidade de difundir as artes e tecnologia, exposições permanentes retrospectivas às atividades no desenvolvimento da cidade de São Paulo: espetáculos multivisão, cursos de artes plásticas e outras atividades. Hoje a escola mantém a tradição de ensino profissionalizante, destina-se a formação de nível médio, em cursos técnicos na área de edificação, desenho, construção civil e eletrônica.
As obras executadas no Liceu podem ser observadas hoje em grandes edificações como: Teatro Municipal, Jockey Club, Palácio da Justiça, Catedral da Sé, Estação da Luz, Santa Casa de Misericórdia, Masp e Aeroporto de Congonhas.
http://www.flickr.com/photos/roquesampa/2108687787/
Karlene Braga
Nenhum comentário:
Postar um comentário