Estava com dificuldade em encontrar sites relacionados à Artes Industriais, então o professor Erinaldo me enviou um texto intitulado "Formação de operários criativos na indústria: a vigiência da denominação artes industriais"* que consta em sua tese de doutorado.
A partir dessa leitura, irei fazer comentários que me parecem ser pertinentes para uma postagem aqui.
As Artes Industriais começaram a ser implantadas por volta de 1851, devido ao aparecimento e projetos de desenvolvimento industrial. O objetivo era direcionar o ensino do desenho ao projeto. Voltado para as classes mais desfavorecidas, as Artes Industriais eram vistas como uma forma de profissionalização.
Em 1964, firmou-se um acordo entre o Brasil e os Estados Unidos com objetivo de intercâmbio de informações que serviriam de base ao ensino industrial e à formação de professores. Além disso, foi introduzido no Brasil um método de formação de supervisores e coordenadores industriais. Esses projetos visavam a formação de uma mão-de-obra barata, afirmando que, assim, meninos e meninas conseguiriam sobreviver em um mundo tecnológico e industrial.
Para as Artes Industriais, o bom professor era aquele que oferecia ao estudante a “oportunidade de resolver seus próprios problemas relacionados com o planejamento e a execução de projetos de artes industriais. [...] É talvez mais importante, do ponto de vista do ensino, que a criança seja mais capaz de planejar corretamente seu projeto do que mesmo executá-lo com perfeição” (WILBER, 1966, p. 21).E, como cita em seu texto, o professor Erinaldo, esse enunciado deixa evidente a incorporação de princípios escolanovistas no ensino das artes industriais.
Os estudiosos afirmavam que o ensino das Artes Industriais poderia ser auxiliado por atividades chamadas de "auxílios visuais nas artes industriais", que eram: visitas à indústrias, cinema, televisão, gráficos, mapas e projetos, entre outros. "Esse procedimento educacional era tido como capaz de desencadear a transformação da atividade educacional em um objeto ou em um trabalho a ser executado"* .
Thaís Behar
A partir dessa leitura, irei fazer comentários que me parecem ser pertinentes para uma postagem aqui.
As Artes Industriais começaram a ser implantadas por volta de 1851, devido ao aparecimento e projetos de desenvolvimento industrial. O objetivo era direcionar o ensino do desenho ao projeto. Voltado para as classes mais desfavorecidas, as Artes Industriais eram vistas como uma forma de profissionalização.
Em 1964, firmou-se um acordo entre o Brasil e os Estados Unidos com objetivo de intercâmbio de informações que serviriam de base ao ensino industrial e à formação de professores. Além disso, foi introduzido no Brasil um método de formação de supervisores e coordenadores industriais. Esses projetos visavam a formação de uma mão-de-obra barata, afirmando que, assim, meninos e meninas conseguiriam sobreviver em um mundo tecnológico e industrial.
Para as Artes Industriais, o bom professor era aquele que oferecia ao estudante a “oportunidade de resolver seus próprios problemas relacionados com o planejamento e a execução de projetos de artes industriais. [...] É talvez mais importante, do ponto de vista do ensino, que a criança seja mais capaz de planejar corretamente seu projeto do que mesmo executá-lo com perfeição” (WILBER, 1966, p. 21).E, como cita em seu texto, o professor Erinaldo, esse enunciado deixa evidente a incorporação de princípios escolanovistas no ensino das artes industriais.
Os estudiosos afirmavam que o ensino das Artes Industriais poderia ser auxiliado por atividades chamadas de "auxílios visuais nas artes industriais", que eram: visitas à indústrias, cinema, televisão, gráficos, mapas e projetos, entre outros. "Esse procedimento educacional era tido como capaz de desencadear a transformação da atividade educacional em um objeto ou em um trabalho a ser executado"* .
Thaís Behar
3 comentários:
Thaís, também estou sentindo a mesma dificuldade. Você pode encaminhar para mim o texto do professor?
Desde já agradeço.
eu não sei quem deixou esse comentário. por favor, se identifique, que eu mando sim.
thaís
RSRSRSRS
É verdade! Esqueci de assinar... q coisa, hein?!?!
Mas sou eu, Karlene ! Se você puder, me mandar, eu agradeço !
Beijinho !
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