quarta-feira, 23 de julho de 2008

O Reinado do Sol

De forma majestosa, Flávio Roberto Tavares de Melo, artista paraibano, concebeu a obra O Reinado do Sol, que ficará exposta no hall de entrada do auditório da Estação Ciência, Artes e Cultura, na capital paraibana.

A obra abriga a história da cidade, desde a chegada da Nau até os tempos atuais, representando fielmente personalidades da cultura da cidade. Além de celebridades como Augusto dos Anjos, Ariano Suassuna e José Lins do Rêgo, que são conhecidas por seus trabalhos intelectuais e culturais, também são homenageados personagens “folclóricos” da cidade, como Caixa D´água – de paletó branco e maleta - e Vassoura – em cima de um cavalo, com a bandeira brasileira.

A obra simétrica e bem dividida, trás a grandiosidade egípcia, uma tela de, se não me engano, 3m x 12m. Bem ao centro está o sol, sempre valorizado quando falamos da capital nossa capital – ponto mais oriental das Américas -, do lado esquerdo é representada a parte mais litorânea da cidade, com a ponta do cabo branco e do lado direito a representação do centro da cidade, com o Rio Sanhauá. Aspectos da arquitetura local também são apresentados na tela de Flávio Tavares, como a Igreja São Francisco e o casarão da Fazenda Boi Só.

A forma como a obra foi elaborada, lembra bem o ideal grego da busca do belo, em apenas três meses, o artista conseguiu fazer esboços e pintar magnificamente uma tela do tamanho de um outdoor, e ficou fenomenal. O detalhamento dos rostos, dos mais distantes aos mais próximos, dos mais conhecidos aos anônimos foi perfeitamente elaborado e executado, de forma que, mesmo sendo personagens meramente figurativos, achamos que é alguém conhecido.

Vendo de um aspecto geral, a obra O Reinado do Sol, é uma alegoria a toda a história da cidade, passando pelos índios – ressaltando o conflito homem-animal -, pela parte religiosa até a parte profana, apresentando personagens locais, arquitetura, cultura. É um rico atlas da capital paraibana.


Thaís Behar

Nenhum comentário: