Maria de Fátima Medeiros Queiróz de Paula
"A Arte é, foi, e ainda é o elemento essencial da consciência humana"
( Herbert Read)
Herbert Read, nasceu na Inglaterra em 4 de dezembro de 1893, na cidade de kirkbymoorside. Viveu em uma fazenda e serviu como oficial na 1ª Guerra Mundial. Seus livros e textos tem como características os temas: Infância e Guerra. Após a Guerra trabalhou na Curadoria do Victoria abd Albert Museum em 1931-1932, foi professor da Universidade de Edimburgo. Trabalhou também como editor de revista e crítico considerado muito conceituado nas décadas 1930 e 1950, junto com Vicktor Lowenfield, juntos formaram um novo conceito para a educação a qual se encontrava totalmente defasada. Surgindo nesse momento um Movimento em defesa da Educação pela Arte, o qual deu origem ao MEA- Movimento das Escolinhas de Artes.
Read em seu livro - A educação pela Arte - 1943, lançado na 2ª Guerra Mundial, onde defendia a concretização de uma vida educacional feliz e pacífica. Defendia o processo educacional ou do crescimento individual, e se referia a educação acreditando em um processo artístico e de auto-criação.
Read defendia o princípio de que educar é para unir , e não para dividir. Ele pensava numa arte implantada dentro da educação. Pensava numa aula criativa usando-se a arte em prol das outras discíplinas, como : Física, Matemática, Química etc e as demais. Onde a arte viesse a ajudar o entendimento dessas disciplinas procurando fazer uma ponte entre as disciplinas.
Read foi considerado um platônico, pois ele dizia que a "Educação deveria passar pelos sentidos, músculos, membros dos educandos e não em idéias abstratas" Segundo Read não é o bastante ensinar informações vindas do mundo interior, mas é preciso associá-la com a função imaginativa, qualidade que ele acreditava estar presente nas crianças e nos artístas.
Read acreditava que ser um bom docente era deixar o aluno livre para poder usar a imaginação como quisesse, e esta deveria ser passada para o papel. Falava também que o docente deveria ter um relacionamento pessoal com o aluno, calçado na compreensão e no amor.
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