Maria de Fátima Medeiros Q. de Paula
A Escola da Ponte é uma instituição pública de ensino em Portugal- na cidade Vila das Aves. A escola surgiu do desejo de fazer uma escola que trabalhasse e respeitasse as diferenças individuais e que o amor fosse lema com os alunos.
Essa escola trabalha com uma faixa etária de alunos entre 5 a 13 anos de idade, apezar de ter alguns alunos mais velhos. Tem por base a filosofia da educação inclusiva, hoje ela tem na faixa de 160 alunos com 29 orientadores. Esses alunos são grupos heterogêneos, sem serem classificados por turmas, nem anos de escolaridade; não há salas de aulas regulares nem lugares fixos para os alunos; a escola encontra-se em uma área aberta. Todos os alunos passam por orientação de todos os professores.
Algumas características interessantes que são adotadas nessa instituição que fogem aos padrões das nossas escolas regulares. Trabalham com instrumentos pedagógicos diferênciados como: - A cada ano os alunos decidem democraticamente em Assembleia constituida, os direitos e deveres dos quais consideram fundamentais para o ano. - São discutidos, analisados e votados medidas que tratam de problemas na escola com os alunos e professores em reunião (Assembleia de Escola) de uma maneira democrática em Assembleia são constituidos os direitos e deveres dos quais consideram fundamentais para o ano todo. - São discutidas , analisadas e votadas medidas que tratam de problemas na escola com os alunos e professores em reunião ( Assembleia da Escola de uma maneira democrática, solidária, respeitando as regras e priorizando o bem comum. - Existe uma comissão de ajuda: onde quatro alunos são escolhidos para resolverem os problemas mais graves e colocá-los na assembleia. - As assembleias acontecem diariamente, com duração de trinta minutos, onde se trata do que foi feito durante o dia. - A escola trata de respeitar a autonomia dos alunos com algumas resoluções que facilitam o bom andamento dessa autonomia, como: -caixinha de segredo, caixinha de textos inventados, Eu já sei, Eu preciso de ajuda. Esses direcionamentos estinulam a criança a buscar todas as fontes possíveis de informações antes de pedir ajuda aos professores e depois de esgotadas todas as possibilidades de sua autonomia para procurar se resolver, eles podem e devem buscar a ajuda dos professores. Quando o aluno recorre aos professores, esses organizam grupos de estudo e esclarecem o assunto.
Para mim o que é muito interessante é a existência de um professor tutor, o qual acompanha de perto um grupo de 8 a 11 alunos, monitorando o trabalho individual de cada aluno ajudando-o no seu crescimento; acontece duas vezes por semana. Isto é uma excelente idéia, mas que foge da nossa realidade, só é possível por que a escola toda, tem um número pequeno de alunos. Outro ponto interessante é a responsabilidade delegada tanto aos professores como aos alunos, ficando cada um responsável por um aspecto do funcionamento da escola, onde em reuniões fazem os alunos se sentirem parte integrante da escola.
A escola distribui responsabilidades entre todos, incluindo os pais dos alunos , fazendo-os entender que todos juntos, unidos e envolvidos por uma causa , essa com certeza terá bons resultados.
A Escola da Ponte é uma instituição revolucionária, literária, que trabalha com a solidariedade, servindo de referência em todo mundo, no assunto referente a educação. Tem como seu principal dirigente o José Pacheco.
O modelo dessa escola foi resultado de uma pesquisa pedagógica. Mas diretamente fruto da experiência e da prática do ensino.
"Quando te vi, amei-te já muito antes..." (Rubens Alves)
Conclusão:
A Escola da Ponte é uma instituição que baseia-se num programa educacional que visa a autonomia e participação dos estudantes. Onde os alunos se fazem parte integrante e definem seus próprios interesses, traçam o que é significativo dentro da educação para elas em reuniões, discutem e programam seu próprio aprendizado, trabalham, projetos de pesquisas individuais e em grupos afins. O próprio aluno se auto dirige e quando, tem dúvidas, recorrem a ajuda do professor e juntos avaliam o trabalho realizado. Todo esse processo é respeitado sem anarquia. Existem regras entre alunos e professores que são respeitadas.
Vejo essa escola como um sonho, onde a consciência impera de um modo global em todos que fazem parte da grande família escolar.
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