terça-feira, 15 de julho de 2008

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E ARTE-EDUCAÇÃO: QUAL A DIFERENÇA?


Acredito que muitos achem que Educação Artística e Arte-educação sejam a mesma coisa, mas, felizmente, não é. Como disse o nosso ilustríssimo amigo Carlos, houve uma evolução grande do conceito de professor de Educação artística pro Arte-educador, e é essa evolução que eu vou falar agora.

O professor de educação artística é aquela coisa bem multiuso: pinta, desenha, corta, cola, costura, toca violão, gaita, flauta, dança, canta, sem contar que ainda dirige as peças da Paixão de Cristo todo ano. Essa lista enorme de atividades é o que chamam de polivalência, uma ‘coisa’ sem especificação, que acaba prejudicando o desenvolvimento do aluno, pois não tem uma proposta educacional exata, impossibilitando os coitadinhos dos alunos de terem conhecimentos específicos sobre a arte, vendo de tudo e sem conhecer nada.

Já o arte-educador tem uma preocupação maior com essa especificidade da arte, ensinando a arte como tem que ser ensinada, com uma proposta educacional mais correta, desenvolvendo o senso crítico do aluno, fazendo contextualizações entre o aluno e o ambiente (colégio, casa, rua...) e fazendo o mesmo usar a inteligência ao invés de usar somente papel colorido, cola e tesoura sem pontas.

Por Danielle Costa

Nenhum comentário: