segunda-feira, 14 de julho de 2008

A diferença entre um Arte Educador e um professor de Educação Artística




Maria de Fátima Medeiros Queiróz de Paula




Hoje o arte educador tem a preocupação de levar o aluno a refletir, a cerca do seu próprio fazer artístico, levando o nível do significado. Hoje se tem em mente um arte educador que propicia ao aluno ser o conhecedor, o fruidor, o decodificador da obra de arte. A função do arte educador não é apenas ensinar história da arte, com uma cronologia, sendo simplesmente um narrador, ele tem uma maior responsabilidade que é despertar o sentimento e o sentido da arte em seus alunos, envolvê-los criando interesse pelas questões artísticas e estéticas, buscando entender o que é arte. O bom educador, é aquele que tem consciência e acredita no potencial do aluno, procura desenvolver sua criatividade, seu senso crítico.
Ser um arte educador é preciso fazer educação em arte, passando por um processo de aprendizagem específico, das técnicas a serem ensinadas, e mesmo da maneira ou método de desenvolver esse trabalho. Essa área de trabalho é muito ampla, e, ainda tem muito que discutir analisar, pensar em termos de conteúdos e idéias, dentro de um mundo que vive em constantes mudanças e evoluções.
O professor formado em Educação Artística terminava a Universidade com uma habilitação, como: Educação Artística com habilitação na área de plástica, Cênica ou Música, saindo este professor com mais bagagem na sua área especifica, só que quando chega à prática que é a hora de lecionar na escola, a direção exige que o professor ensine todas as áreas, caindo assim o professor na polivalência e fazendo um péssimo trabalho. Os conteúdos eram geralmente dados sem uma contextualização, vazios sem significado para o aluno e quase sempre as práticas não eram coerentes com os conteúdos dados, ou então faziam as práticas sem conteúdos.
O ensino de artes tem sofrido muitas mudanças por parte de se estar sempre buscando o melhor para o aluno no que se diz respeito ao conhecimento e a sua formação, a constante preocupação em envolver o aluno com o ensino para que ele aprenda, para que os conteúdos sejam significativos para eles, buscando levar em conta a vivência do aluno e assim melhor encaminhá-lo dentro do seu mundo, fazendo-o perceber e correlacionar sua vida, seu meio e o mundo que o cerca.


“A arte é um rio cujas águas profundas irriga a humanidade com um saber outro que não o estritamente intelectual e que diz respeito a interioridade de cada ser. A vida humana se confunde, em suas origens, com as manifestações artísticas: os primeiros registros que se tem na vida inteligente sobre a terra são justamente as manifestações artísticas do homem”
Ana Mãe Barbosa

Por saber da importância da arte na vida do ser humano é que tento envolver meus alunos e mostrar a eles o quando a arte educa, sensibiliza e modifica, e faço-os entender que o mundo fica bem melhor quando aprendemos a vê-lo através da arte, e que para isso precisamos aprender a ver e a construir conhecimentos a partir do mundo que estar a nossa volta. Como Educadora busco sempre construir um conhecimento procurando passar de uma maneira prática, criativa e significativa os conteúdos para que os mesmos sintam a n

Nenhum comentário: