

Estava retomando as minhas anotações sobre os questionamentos abordados em aula frente as concepções de arte, a visão de cada indivíduo a cerca da mesma e pesquisando, encontrei esse texto que nos faz refletir ou nos inquieta ainda mais.
ARTE
A aula prometia ser interessante. Rita ía expor à turma aquilo que considerava ser uma nova maneira de tratar a questão da arte como transfiguração da realidade. Convidou mesmo a assistir algumas amigas. O professor concordou. Afirmou antecipadamente que não iria repetir o que lera nos livros que consultara, isto é, que a arte era uma interpretação mais ou menos fidedigna da realidade. Tese que levava muitos historiadores e críticos de arte a reduzi-la a um mero reflexo da sociedade. O problema central estava ao nível do próprio artista, o que o levava a criar.
A sala ficou literalmente às escuras. Eís que de repente surge na tela a imagem de Tarzan. A risota foi geral. Rita com um ar grave pediu aos colegas para imaginarem como seria o criador deste herói da BD, e sobretudo que tentassem descrever o ambiente em que as histórias tinham sido escritas. As descrições foram todas muito imaginativas, o que não impediu que a surpresa tenha sido geral quando disse que o autor era Edgar Rice Burroughs, e as histórias haviam sido escritas quando devido a uma grave doença se encontrava retido na cama. Era flagrante o contraste entre as obras e a vida do seu autor. Através das suas obras ele estaria a realizar aquilo que na vida real estava impossibilitado de fazer: percorrer a selva, viver aventuras triunfais, dessas que o leitor perde o fôlego só de as ler. A arte era no seu entender, uma forma de o homem superar as suas limitações, frustrações e tensões, evadindo-se para um mundo imaginário. A ideia não era nova. O professor franziu a testa e perguntou-lhe se podíamos concluir das suas palavras que os criadores eram uns frustrados e infelizes que encontravam na arte uma compensação para os seus problemas e tensões existenciais. Rita pensou e disse: " - Não!. O que afirmo é que a arte é acima de tudo, a transfiguração dos sentimentos profundos dos artistas, a sua expressão material. Criando o artista liberta o que tem dentro dele. Se não tiver nada para comunicar, mesmo que sejam angústias, as obras são tudo menos arte." João, com um ar de desdém afirmou: "Estás a reduzir à arte à biografia dos artistas." Luís, há muito que estava impaciente para poder dizer que o problema não era assim tão simples: as ideias não surgem do nada, estão impregnadas pelos valores e problemas que circulam na sociedade que os artistas vivem. Não podemos separar portanto a arte da sociedade, reduzindo-a ao mundo interior dos artistas. Rita nem sequer respondeu.
Projectou em seguida a fotografia de uma "performance" de Gina Pane. "Que horror!", exclamou Francisco. "Isto não é arte!", apressou-se a dizer Rodrigo. Um grupo de alunos ficou particularmente curioso com o facto de alguém usar, daquela forma, o seu próprio corpo como um meio de expressão. Havia ali uma nova maneira de comunicar, e se não entendessemos os seus códigos dificilmente compreenderiamos a mensagem. O debate prometia ser animado sobre as novas linguagens da arte moderna. E foi.
Carlos Fontes
Fonte:http://afilosofia.no.sapo.pt/arte.htm
IMAGEM1 :http://sobredesign.wordpress.com/2007/05/
walquíria M. de Araújo
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