sexta-feira, 13 de junho de 2008

O Ensino das artes na Educação Infantil nos anos 70

Ensino de Artes na educação Infantil, nos anos 70

Aluna : Maria de Fátima Medeiros Queiróz de Paula


Pedagogia Liberal Tecnicista

Surgi nos Estados Unidos na segunda metade do século XX

Chega no Brasil nos anos 60 e 70


Concepção da Pedagogia Liberal Tecnicistas

O homem é considerado um produto do meio (conseqüência das forças existentes em seu meio)

A consciência do homem é formada nas relações acidentais que ele estabelece com o meio ou controlada cientificamente através da educação

A Educação

Atua no aperfeiçoamento da ordem Social vigente (sistema Capitalista)

Articula diretamente com o Sistema produtivo

Emprego da ciência para a mudança de comportamento (Tecnologia
(Comportamental)

Interesse imediato é o de produzir indivíduos (competentes para o mercado de trabalho)

O que a educação pretendia?

Transmitir, eficientemente informações precisas, objetivas e rápidas.

A Prática escolar nessa pedagogia tinha:

A função especial de adequar o sistema educacional com a proposta econômica e política do regime militar.

Preparar mão de obra para ser aprovado pelo mercado de trabalho.

Ausência de fundamentos teóricos em detrimento do “Saber construir” e “Saber exprimir-se”.

Ênfase no uso de materiais alternativos, conhecidos na maioria das escolas com sucata e lixo limpo.

P professor busca os livros didáticos que surgem no mercado para serem consumidos nos anos 70.

É nessa época que o ensino da disciplina Educação Artística torna-se obrigatória a partir da Lei de Diretrizes e Bases 5692/71

- centra o ensino das artes em Técnica e habilidades.

- Causa a fragmentação no ensino da arte em virtude do caráter tecnicistas da lei.

-Desenho, música. Trabalho Manual, canto coral e artes aplicadas que vinham atuando passar a ser meras atividades artísticas.

Nesse período quem atuava como professores de artes?

- A partir da Lei nº 5692/71 – Só pessoas habilitadas pelos cursos de licenciatura curta, mais tarde a plena, poderiam ser professores na área de Educação Artística.

- Surge a polivalência em arte
- Surge um profissional totalmente distanciado da arte e da prática educacional.

Educação anos 70:

-Alicerçada no princípio da otimização, racionalidade, eficiência e produtividade.

-para suprir os interesses da sociedade industrial.

-Forte presença do autoritarismo do Estado e do regime militar.

- È nesse período que o espírito crítico e reflexivo é banido das escolas.

Pedagogia Tecnicista e as aulas de Artes.

- O aluno e o professor ocupam uma posição secundária- porque o elemento principal é o sistema técnico de organização da aula e do curso.

-Saber construir reduzidos aos saberes técnico.

- saber exprimir-se (sem conhecimento por falta de compromisso)

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