Ensino de Artes na educação Infantil, nos anos 70
Aluna : Maria de Fátima Medeiros Queiróz de Paula
Pedagogia Liberal Tecnicista
Surgi nos Estados Unidos na segunda metade do século XX
Chega no Brasil nos anos 60 e 70
Concepção da Pedagogia Liberal Tecnicistas
O homem é considerado um produto do meio (conseqüência das forças existentes em seu meio)
A consciência do homem é formada nas relações acidentais que ele estabelece com o meio ou controlada cientificamente através da educação
A Educação
Atua no aperfeiçoamento da ordem Social vigente (sistema Capitalista)
Articula diretamente com o Sistema produtivo
Emprego da ciência para a mudança de comportamento (Tecnologia
(Comportamental)
Interesse imediato é o de produzir indivíduos (competentes para o mercado de trabalho)
O que a educação pretendia?
Transmitir, eficientemente informações precisas, objetivas e rápidas.
A Prática escolar nessa pedagogia tinha:
A função especial de adequar o sistema educacional com a proposta econômica e política do regime militar.
Preparar mão de obra para ser aprovado pelo mercado de trabalho.
Ausência de fundamentos teóricos em detrimento do “Saber construir” e “Saber exprimir-se”.
Ênfase no uso de materiais alternativos, conhecidos na maioria das escolas com sucata e lixo limpo.
P professor busca os livros didáticos que surgem no mercado para serem consumidos nos anos 70.
É nessa época que o ensino da disciplina Educação Artística torna-se obrigatória a partir da Lei de Diretrizes e Bases 5692/71
- centra o ensino das artes em Técnica e habilidades.
- Causa a fragmentação no ensino da arte em virtude do caráter tecnicistas da lei.
-Desenho, música. Trabalho Manual, canto coral e artes aplicadas que vinham atuando passar a ser meras atividades artísticas.
Nesse período quem atuava como professores de artes?
- A partir da Lei nº 5692/71 – Só pessoas habilitadas pelos cursos de licenciatura curta, mais tarde a plena, poderiam ser professores na área de Educação Artística.
- Surge a polivalência em arte
- Surge um profissional totalmente distanciado da arte e da prática educacional.
Educação anos 70:
-Alicerçada no princípio da otimização, racionalidade, eficiência e produtividade.
-para suprir os interesses da sociedade industrial.
-Forte presença do autoritarismo do Estado e do regime militar.
- È nesse período que o espírito crítico e reflexivo é banido das escolas.
Pedagogia Tecnicista e as aulas de Artes.
- O aluno e o professor ocupam uma posição secundária- porque o elemento principal é o sistema técnico de organização da aula e do curso.
-Saber construir reduzidos aos saberes técnico.
- saber exprimir-se (sem conhecimento por falta de compromisso)
Imagens utópicas, imagens desejadas!
Há 11 anos
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