segunda-feira, 2 de junho de 2008


Maria de Fátima Medeiros Queiroz de Paula
Formada em Educação Artística pela UFPB. Habilitação em Artes Plásticas
Professora de Artes do Município de Cabedelo
Aluna especial do Curso de Artes Visuais





O que eu sei sobre o ensino das artes visuais.



Arte Visual compreende tudo que engloba a linguagem e o pensamento sobre o olhar do ser humano. É a arte que lida diretamente com a visão como seu meio de apreciação. Consideram-se como artes visuais as pinturas, desenhos, gravuras, cinema, propaganda, escultura, instalação, arquitetura, novela, moda, etc. Nada melhor que educar o aluno através da arte, do olhar, sensibilizando a ver de um modo diferente tudo que existe em seu entorno e aproximá-lo do universo artístico, fazendo-o perceber a importância que esta tem em sua vida e no seu dia a dia. Sabemos que a arte quando bem orientada ela transforma, sensibiliza, aumenta a auto- estima, desenvolve a criatividade do ser humano.
O ensino da arte vem contribuindo com o desenvolvimento do ensino infantil procurando cada vez mais dar conhecimento de mundo tornando assim alunos críticos e conscientes, sabendo entender e se posicionar diante de seu meio e mundo.
Acho de grande importância a educação pela arte e principalmente pela arte visual, pelo poder que tem a imagem. Hoje vivemos num mundo de informações de imagens, propaganda, e este mundo faz parte do dia a dia do aluno.
O que sei da História do Ensino da Arte Visual. A História da arte vem sendo construída desde a nossa catequese, e como tudo vem se transformando , passando por evoluções, acerto e erros. A arte tem uma história percorrida através de momentos históricos no campo da educação. Existe uma preocupação de educadores e pessoas ligadas às artes pelo rumo que esta estava tomando. Várias pedagogias foram desenvolvidas para que a arte fosse ensinada de uma maneira mais eficaz.
A Educadora Ana Mãe Barbosa em uma viagem aos Estados Unidos teve contato com uma Proposta para o ensino da Arte, chegando ao Brasil adaptou a proposta a nossa realidade. Depois chegou a conclusão que não seria bem uma proposta e sim uma abordagem, Triangular, que trabalha com três vertentes (contextualização, percepção e fazer artístico) surgindo um novo norte que muito veio a ajudar aos professores de artes. A arte já era considerada como disciplina agora teria com a abordagem uma coexistência maior de desenvolvimento dos conteúdos dentro da sala de aula. Os conteúdos passaram a serem contextualizados; leituras de imagens com os alunos, e depois o fazer artístico; com toda essa exposição os alunos conseguiam melhor se resolver plasticamente. Essa abordagem veio dar significado ao ensino da arte aos alunos ligando conteúdo e prática. È claro que até chegar a este momento existiram vários caminhos, perfazendo toda uma história do ensino das artes e como tudo se transforma continuará sempre surgindo novos meios para que cada vez mais o ensino das artes atinja seus objetivos que entre eles, é contribuir para a formação de um cidadão critico consciente dentro de nossa sociedade.

Um comentário:

Ensinando Artes Visuais disse...

Fátima,

bom saber o que você sabe...

Abraços,

Erinaldo