domingo, 7 de setembro de 2008

Artes Industriais - Risolene Dantas Maia

ARTES INDUSTRIAIS NA ESCOLA
(Pedagogia Tecnicista)

Fundamentada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista reorganizou o processo educativo para torná-lo objetivo e operacional. Com a concepção de que o homem sofre conseqüências das influências ou forças do meio ambiente e, inspirada nas teorias Behavioristas, Positivismo, Comportamentalismo e Instrumentalismo, buscou-se planejar a educação de forma racional tornando-a assim capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem pôr em risco sua eficiência.
Na relação professor-aluno, o professor é o técnico e responsável pela eficiência do ensino utilizando como metodologia a técnica para atingir objetivos instrucionais, aprender fazendo, geometria, desenho geométrico, educação através da arte e a livre expressão.
Na arte, as atividades são direcionadas para aspectos técnicos construtivos, pela “indústria cultural” e, com a preocupação com a qualidade do ensino de arte surgem dicotomias entre o saber construir e o saber exprimir. Passam à categoria de apenas atividades artísticas: desenho, trabalhos manuais, artes aplicadas, música e canto-coral.
No Brasil, essa Pedagogia corresponde ao regime militar ditatorial, entre os anos 60 e 70.


Fonte:

WWW.luizeiterer.xpg.com.br/tendências pedagógicas

WWW.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/glossário/verb c pedagogia tecnicista htm-14k

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