domingo, 10 de agosto de 2008

Texto Escola Nova. Postado por Fátima Queiróz

Escola Nova e o Movimento de renovação do ensino.

Maria de Fátima Medeiros Queiróz de Paula.

Foi Rui Barbosa (1849-1923) que iniciou as ideias da Escola Nova no Brasil em 1882.
John Dawey (1859-1952) foi o grande nome deste movimento na América, filósofo e pedagogo Norte Americano influenciou a elite brasileira com o movimento da Escola Nova. Ele acreditava na educação com uma necessidade social. Devendo assim as pessoas se aperfeiçoarem para que se afirme o prosseguimento social, podendo dar assim prosseguimento às suas ideias e conhecimentos.
No século XX, vários educadores se destacaram, principalmente depois da publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova; de 1932. Quando Getúlio Vargas assume o Governo provisório e afirma a um grupo de intelectuais o pedagógico que a revolução reivindicava; em 1932 ele promulga o manifesto dos Pioneiros, tendo como destaque principal Fernando de Azevedo; Lourenço Filho e Anísio Teixeira.
A Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino na Europa, na América e no Brasil.
O Escolanovismo aconteceu no Brasil num momento de transformação económicas, políticas e sociais. O processo de urbanização e o desenvolvimento da cultura cafeeira trouxe o progresso industrial e económico para o país, mais esse progresso trouxe sérias desordens nos aspectos políticos e sociais, causando uma mudança no ponto de vista intelectual brasileiro.
O escolanovista acreditá que a educação é um elemento eficaz para a construção de uma sociedade demócratica, que leva em consideração as diferenças, respeitando a individualidade do sujeito; na opinião de alguns educadores, a educação escolarizada deveria ser sustentada no indivíduo integrado a democracia, o cidadão atuante e democrático.
Segundo John Dewey a escola não é uma preparação para a vida, mas a própria vida. Assim a educação tem como eixo norteador a vida - experiência e aprendizagem, a função da escola passa a ser de propiciar uma reconstrução da experiência e da aprendizagem dentro da própria vida. A escola teria a função de democratizar e igualar as oportunidades.
Em oposição a escola tradicional que tinha a educação centrada no professor a Escola Nova, o elemento principal era o aluno. Os educadores que adotaram essa concepção acreditavam em uma sociedade mais justa e igualitária, na qual caberia á educação adaptar os estudantes ao seu ambiente social.
A "educação nova" privilegiava a criança como indivíduo.
A escola nova recebeu muitas críticas. Foi acusada na época de não exigir nada, de desprezar os conteúdos tradicionais e de acreditar na espontaneidade dos alunos. As idéias dos escolanovistas foram experimentados com rigor, mostrando que essas críticas são válidas apenas para interpretações distorcidas do espírito do movimento.
A Escola Nova com todo o seu sucesso, não consegui modificar o modo de operar das redes de escolas e perdeu força sem chegar a alterar o cotidiano escolar.
O que propunha a Teoria da Escola Nova? Uma educação que se renovasse para instigar a mudança social. A escola percebia a educação valorizando a auto formação e a atividade espontânea da criança. O aluno deveria ser o autor da sua própria experiência através dos métodos ativos e criativos, que significaram o maior avanço da Escola Nova.

Nenhum comentário: