O mesmo, surgiu pela necessidade de oferecer através do universo artístico, bases para o desenvolvimento do senso crítico e estético dos alunos, visando a compreensão da importância e o papel da arte na sociedade onde estão inseridos. Foram envolvidos professores de Artes e Língua Portuguesa, na corrreção dos textos escritos pelos alunos que seguiam em anexo aos trabalhos de releitura e funcionários da escola, o processo para consolidação do projeto partiu de três etapas que não podem ser consideradas estanques, classificadas em: SENSIBILIZAÇÃO, REFLEXÃO E CONSCIENTIZAÇÃO. Com duração de um ano.
Iniciamos com sondagem nas turmas, verificando a visão do que eles tinham da arte e a sua "bagagem"em relação aos contéudos, através de discussões e dissertação sobre O que é artes e a importância da mesma na vida do homem. A partir daí começamos a direcionar o projeto.
Nas etapas a seguir:
Nas etapas a seguir:
Sensibilização:
Em relação ao a qualidade de vida, o espaço de cada um e o nosso papel quanto cidadão. Foram abordadas também a valorização do patrimônio imaterial que compõem nossa identidade e reafirma quem somos. Em paralelo com contéudos mais aprofundados como: elementos da linguagem visual, técnicas de desenho...
Reflexão:
Nas aulas seguintes, foram introduzindos contéudos de história da arte tendo por eixo norteador a "Proposta Triangular", fazendo a interdisiciplinaridade com a disciplina História, abordando as obras de Tarsila do Amaral e Claude Monet. Na primeira artista, buscamos fazer uma retomada quando aos acontecimentos da época e atual, fatos que desencadearam o movimento... levantando discussões e questionamentos em relação as diferenças de cada um , a influência midiática nosso modo de vida, influência do homem no ambiente.
A conclusão dessa etapa se deu na releitura da obra "Abaporu" acrescentada por mim, da releitura escrita dos alunos em relação aos seus trabalhos práticos, que seguiram para a professora de Língua portuguesa para correção.
Na releitura da obra de Monet, realizamos atividades in locu em que os alunos bucaram um novo olhar em relação ao ambiente escolar. Dessa atividade culminou a exposição coletiva intitulada: IMPRESSAO SUA, na própria escola e na comunidade externa "biblioteca Municipal".
Conscientização:
Se deu através da obra "Guernica" de Pablo Picasso, procurando através das práticas do cotidiano do aluno uma ponte com a história e o que propunha o artista, gerando discussões quando aos valores morais e éticos, a família, discriminação racial, exterminio, destruição do Planeta Terra..
Fizemos a releitura da obra usando a colagem e pintura e em uma dessas turmas, buscamos trabalhar em dupla, solicitamos que fizessem também a releitura escrita dando o mesmo encaminhamento aos textos escritos por eles. A culminância se deu naa formação de um mural composto por todos os trabalhos e outro mural dos textos escritos, os quais foram espostos na escola, intitulando: Guernica brasileira
A conclusão dessa etapa se deu na releitura da obra "Abaporu" acrescentada por mim, da releitura escrita dos alunos em relação aos seus trabalhos práticos, que seguiram para a professora de Língua portuguesa para correção.
Na releitura da obra de Monet, realizamos atividades in locu em que os alunos bucaram um novo olhar em relação ao ambiente escolar. Dessa atividade culminou a exposição coletiva intitulada: IMPRESSAO SUA, na própria escola e na comunidade externa "biblioteca Municipal".
Conscientização:
Se deu através da obra "Guernica" de Pablo Picasso, procurando através das práticas do cotidiano do aluno uma ponte com a história e o que propunha o artista, gerando discussões quando aos valores morais e éticos, a família, discriminação racial, exterminio, destruição do Planeta Terra..
Fizemos a releitura da obra usando a colagem e pintura e em uma dessas turmas, buscamos trabalhar em dupla, solicitamos que fizessem também a releitura escrita dando o mesmo encaminhamento aos textos escritos por eles. A culminância se deu naa formação de um mural composto por todos os trabalhos e outro mural dos textos escritos, os quais foram espostos na escola, intitulando: Guernica brasileira
Alunos, a professora e o mural exposto: Guernica brasileira
Foto parcial do mural exposto na escola
Funcionária da escola visitando o mural
Os resultados foram significativos, alcançando objetivos além do esperado. Prova disso, é que pedimos novamente que expusessem através de dissertação, sua visão a cerca da Importância da arte na sua vida "hoje", como fechamento da disciplina no ano letivo e um desses alunos fez a colocação de que "...estava tornando-se homem capaz de enfrentar desafios e a escola fez com que mudasse a forma de ver e pensar sobre suas atitudes..."
Os resultados foram significativos, alcançando objetivos além do esperado. Prova disso, é que pedimos novamente que expusessem através de dissertação, sua visão a cerca da Importância da arte na sua vida "hoje", como fechamento da disciplina no ano letivo e um desses alunos fez a colocação de que "...estava tornando-se homem capaz de enfrentar desafios e a escola fez com que mudasse a forma de ver e pensar sobre suas atitudes..."
Nesse projeto está certeza de que, somos realmente responsáveis pelo que "plantamos" no mundo.
Esse projeto foi pré-selecionado e está concorrendo ao ARTE ESCOLA CIDADÃ 2008.
Por Walquiria M. de Araújo
Esse projeto foi pré-selecionado e está concorrendo ao ARTE ESCOLA CIDADÃ 2008.
Por Walquiria M. de Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário