quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Escolanovismo

Achei muito interessante o comentário de Sandra sobre o método Montessori e gostaria de contribuir com sua explanação. Maria Montessori atendia a portadores de necessidades especiais a mesma utilizava um método para educar essas crianças e tinha uma excelente resposta então achou que se aplicasse tais teorias em crianças que não tivessem dificuldades de aprendizagem elas dariam um resposta ainda melhor, então começou a enfatizar a repetição e os movimentos motores com muita perfeição através dos movimentos e sons. Um dos exercícios mais comuns do método era a lição de três tempos onde as crianças repetia os sons da palavra por três vezes seguidas e o da linha onde os meninos andavam por sobre uma linha desenha no chão este movimento era exclusivo para a concentração, ela observou que as crianças ao se equilibrarem em algo ficava mais calmas. A mesma realizava suas atividades em sua instituição um orfanato. As atividades domesticas eram bastante utilizadas por Montessori que estimulava as crianças a disciplina.

... a centralidade da criança nas relações de aprendizagem, o respeito às normas higiênicas na disciplinarização do corpo do aluno e de seus gestos, a cientificidade da escolarização de saberes e fazeres sociais e a exaltação do ato de observar, de intuir, na construção do conhecimento do aluno. (Vidal, 2003, p. 497)

Esta citação poderia muito bem ter sido escrita por Montessori, pois todos os seus princípios se encaixam perfeitamente nestas palavras, o escolanovismo traz tais conceitos para o Brasil por pessoas como: Anísio Teixeira, Roquette Pinto, Mario Casassanta, Cecília Meirelles e vários outros.

Mary Tacyana

VIDAL, Diana Gonçalves. Escola Nova e processo educativo. In: LOPES, Eliane Marta, FIGUEIREDO, Luciano e GREIVAS, Cynthia (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 3ª. Ed., 2003

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