terça-feira, 19 de agosto de 2008

Educação pela Arte



O movimento da Educação pela Arte foi promovido principalmente por Herbert Read e Viktor Lowenfeld. Read tinha a arte como uma manifestação de sentimentos e cada um tinha sua forma de expressão. Acreditava que a relação entre o professor e o aluno tinha que ser afetuosa e informal e dizia que o bom professor era "um vigia paciente e amoroso", que entendesse e respeitasse a personalidade singular de cada aluno, fazendo da Educação pela arte uma educação pela paz.

Já Lowenfeld, criticava os desenhos prontos dados as crianças em sala de aula (lembrando que esses desenhos-pré-fabricados-para-capas-de-provinhas ainda são vivos em várias escolas) e defendia a tese de que as crianças deveriam conhecer os artistas e as obras de arte para que desenvolvessem seu próprio senso estético e crítico.

Por fim, a Educação pela Arte foi desenvolvida para que os professores, através da arte, ensinassem suas disciplinas de maneira fácil, agradável e inteligente.

Palmas para Read e Lowenfeld e viva la revolución!



imagem:
Danielle Costa
fonte de pesquisa:
Aulas de Historia do Ensino das Artes Visuais
http://sepia.no.sapo.pt/sepiaedar_cit.html
http://www.dgidc.min-edu.pt/inovbasic/edicoes/noe/noe52/dossier7.htm
http://envolvartes.blogspot.com/
texto:
Danielle Costa



Danielle Costa

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