terça-feira, 15 de julho de 2008

Professor de Educação Artística e professor arte-educador

O professor de Educação Artística caracteriza-se pela polivalência. Os cursos universitários preparavam esses professores mediante uma formação básica para que eles pudessem ter uma atuação bastante eclética: música, teatro, artes visuais, desenho geométrico, dança, etc.
A concepção dominante era arte como expressão, sentimento e emoção, conseqüentemente, o professor atuava como facilitador dessa auto-expressão, da livre expressão do aluno, incentivando a liberação emocional e a espontaneidade. Predominava a tendência a valorizar a atividade, o processo, e não o resultado.

Por outro lado, o professor arte-educador valoriza a cognição, o conhecimento, e busca ampliar os referenciais do aluno, por acreditar que arte se aprende e se ensina, portanto não é dom, como se imaginava.
Com base nessa concepção, o arte-educador leva o aluno a desenvolver a criatividade, favorecendo experiências, acionando processos mentais, aguçando a percepção visual, e, principalmente, contextualizando a informação artística no universo do aluno.


Vera de Luna e Silva

Nenhum comentário: