
Olá, turma!!!
Esse cartum, acima, é de Adriano de Faria. Achei fantástico! Quer ver mais? Acesse:
http://desenhodehumor.blogspot.com/.
Bom, navegando pela net achei um blog com opiniões de Cézar Prestes (Diretor do MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul)
e lembrei da nossa última aula (discussão sobre o que é arte, seu valor e o papel dos museus). Vejam alguns pontos selecionados por mim:
- Quais os problemas dentro do sistema de arte?
"Só vamos melhorar a arte hoje a partir do momento em que educarmos os filhos, e ir educando sempre. Hoje, em qualquer escola particular, acho até que as estaduais são um pouco melhores nesse aspecto, se pinta palitinho de picolé, e aquelas coisinhas… Isso é a arte dada na escola. Há que desenvolver sim a criatividade da criança, mas é preciso mesmo ensinar o que é arte para criança. O problema está ali. Arrumando isso, a gente vai conseguir aos poucos limpar esse processo, porque talvez tenhamos uma pessoa sensível, mas que não tem formação. E muitas vezes um curso na universidade de artes te dá muito pouco, porque se podia ter aprendido muita coisa antes. A universidade é para dar um complemento da sensibilidade. Não se vira artista, mas se desenvolve um lado criativo. Não acredito que se crie um artista. Alguém pode até fazer um curso de artes visuais, com ênfase em desenho, ou pintura, escultura, porque tem mão boa para fazer uma linha. Tudo bem, se pode fazer isso, se formar e ser ótimo. Mas é preciso ter um pouquinho a mais do individuo… que deve vir antes. O indivíduo pode se formar, ser sensível ao processo, trabalhar na área, mas não vai ser artista. Porque vai sentir na sua própria avaliação que não tem condição. Acho que para se desenvolver, não basta aqueles quatro anos de formação no Instituto de Artes. E esse curso de artes é excelente. Um curso muito bom e sério, numa das escolas mais antigas do Brasil de artes. Mas as pessoas chegam lá com uma ilusão. Algumas se dão super bem, outras se decepcionam porque imaginam que vão conhecer o mundo, e não vão conhecer. Deviam ter feito isso antes, ali no Instituto é apenas um complemento. A arte só vai melhorar quando educar, isto é, quando a criança for bem educada desde o inicio no processo".
Fonte:
http://artecomunicacao.wordpress.com/2008/07/02/quais-os-problemas-dentro-do-sistema-de-arte-cezar-prestes/- A arte morre em um museu?
"Não. O museu só morre se ele parar de formar e de educar. Porque preservar, um colecionador preserva, todo mundo preserva, e guarda e coleciona. Um museu tem que fazer a coleção, mas essa coleção serve para educar e formar o publico, a população".
Fonte: http://artecomunicacao.wordpress.com/2008/07/02/outras-perspectivas-a-arte-morre-em-um-museu-cezar-prestes/- "Qual a função do Museu em relação à arte?" Ele responde:
"A função do museu é educar o olhar e educar na informação da história da arte e da história da arte contemporânea. A nossa obrigação não é apenas fazer uma amostra, que a pessoa venha aqui e diga “olha, que bonito”. É preciso todo um forte trabalho pedagógico e educativo com escolas, e para isso é necessário um núcleo. É a razão do museu. Sem isso, não faz sentido. Só para guardar não faz sentido".
Fonte:
http://artecomunicacao.wordpress.com/2008/07/02/outras-perspectivas-qual-a-funcao-do-museu-em-relacao-a-arte-cezar-prestes/Postado por: Sandra Valéria
Nenhum comentário:
Postar um comentário