
Fonte: http://www.capoeira-palmares.fr/histor/xaua_pt.htm
A Escolinha de Arte do Brasil foi criada em 1948, por iniciativa do artista Augusto Rodrigues (PE) em parceria com Lúcia Alencastro Valentim (RS) e Margareth Spencer (escultora norte-americana). Com foco nas diversas formas de arte, tem como base de inspiração as teorias do filósofo de teórico da arte Hebert Read, que constam em sua obra Education Through Art, 1943.
A Escolinha tenta viabilizar a difusão da arte moderna, principalmente na área da educação, com a criação de veículos próprios como o Jornal Arte & Educação. Além disso, procura produzir matérias específicos para a utilização em sala de aula, nas aulas de arte, e aprimorar técnicas como o uso de: lápis de cera e varsol, desenho de olhos fechados, carimbo de batata, etc.
As primeiras escolas especializadas em ensinar arte à crianças e adolescentes remotam à década de 1930 e se caracterizam pela idéia da aprendizagem livre e do incentivo à expressão criativa. Uma das iniciativas da Escolinha de Artes do Brasil foi alterar o modelo do ensino artístico, difundindo experiências na área do ensino das artes em várias regiões do país, que depois se voltou, também, ao público adulto.
Thaís Behar
Nenhum comentário:
Postar um comentário