
A partir de abordagens e questionamentos em sala de aula, percebemos que embora as nomenclaturas correspondam a profissional da área de Artes, há algo que as distinguem em suas propostas e no processo do ensino/aprendizagem.
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA- Ao ingressar em curso superior de Educação artística, ofereciam noções ou embasamentos sobre (música, artes plásticas, teatro) cabendo ao docente escolher uma dessas habilitações, ao final tinhamos o professor "polivalente"em sala de aula, hora desenvolvendo peças para comemorações, feiras de ciências, enfeites, cartazes... com conteúdos insignificantes em relação ao cotidiano do aluno, acarretando em um ensino sem eixo norteador, sem qualquer proposta fundamentada para suas ações, considerando o aluno como um mero receptor de informações.
Esse retrato "falado", são fatos ainda presentes em nosso meio, cujas escolas ( federais também ) em suas propostas curriculares de ensino ainda estabelecem essa tão chamada polivalência por desconhecerem ou ignorarem por motivos visivéis, da importância da arte e o seu papel na sociedade.
O ARTE-EDUCADOR - Busca propiciar ao aluno bases para seu desenvolvimento, considerando-o um ser crítico e participativo no seu meio social.
Em sua área de atuação específica, o arte-educador é o mediador, o qual considera o cotidiano do aluno correlacionando com contéudos significativos para o encaminhamento do seu trabalho.
"(...)Professor de artes - dê a devida importância à sua área de conhecimento, como estratégia de transformação social. É através da cultura que o ser humano tem a possibilidade de expressar suas emoções, buscar equilíbrio, ter disciplina, respeito pelo próximo, desenvolver o trabalho em grupo e tantos outros aspectos que fazem com que a convivência seja mais humanizada(...)"
Fonte:
http://www.profissaomestre.com.br/php/verMateria.php?cod=3869
Imagem:
http://img.photobucket.com/albums/v315/em84009/lkink/arte1lixo.jpg
Walquíria M. de Araújo
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA- Ao ingressar em curso superior de Educação artística, ofereciam noções ou embasamentos sobre (música, artes plásticas, teatro) cabendo ao docente escolher uma dessas habilitações, ao final tinhamos o professor "polivalente"em sala de aula, hora desenvolvendo peças para comemorações, feiras de ciências, enfeites, cartazes... com conteúdos insignificantes em relação ao cotidiano do aluno, acarretando em um ensino sem eixo norteador, sem qualquer proposta fundamentada para suas ações, considerando o aluno como um mero receptor de informações.
Esse retrato "falado", são fatos ainda presentes em nosso meio, cujas escolas ( federais também ) em suas propostas curriculares de ensino ainda estabelecem essa tão chamada polivalência por desconhecerem ou ignorarem por motivos visivéis, da importância da arte e o seu papel na sociedade.
O ARTE-EDUCADOR - Busca propiciar ao aluno bases para seu desenvolvimento, considerando-o um ser crítico e participativo no seu meio social.
Em sua área de atuação específica, o arte-educador é o mediador, o qual considera o cotidiano do aluno correlacionando com contéudos significativos para o encaminhamento do seu trabalho.
"(...)Professor de artes - dê a devida importância à sua área de conhecimento, como estratégia de transformação social. É através da cultura que o ser humano tem a possibilidade de expressar suas emoções, buscar equilíbrio, ter disciplina, respeito pelo próximo, desenvolver o trabalho em grupo e tantos outros aspectos que fazem com que a convivência seja mais humanizada(...)"
Fonte:
http://www.profissaomestre.com.br/php/verMateria.php?cod=3869
Imagem:
http://img.photobucket.com/albums/v315/em84009/lkink/arte1lixo.jpg
Walquíria M. de Araújo
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