
Sofreu modificações desde a chegada dos jesuitas, ou sseja, eles introduziram e era exclusiva a educação conforme o nível social ( financeiro ). Os filhos dos ricos aprendiam para serem inteligentes e intelectuais, enquanto os filhos dos pobres aprendiam artes e ofício, para servirem de empregado.A representação das crianças através das pinturas eram de anjos por possuir inocência, pureza e inócuo. E o olhar era para cima ou para baixo.
Com a expulsão dos jesuitas ainda presevava alguns costumes anteriores,porém os cuidados da educação já era da responsabilidade da família.
Na pintura o olhar era direcionado para frente sendo comparada como adulto, sua expressão facial transmitia melancolia, preocupoção.
Ao passar das décadas o sistema educacional criou a educação de ouro, prata, pobre.
As escolas já eram pa dronizadas em relação a fardas, para tirar fotos nas datas comemorativas. Existindo escolas para meninos e para meninas, onde na qual as meninas aprendiam artes aplicadas como borda, pintar, crochêt.... E os meninos aprendiam artes e ofício que direcionavam para uma profissão.
A liberdade de expressão se tornou restrita em consequência do regime militar. Chegando a limitar as horas de lazer.
Nas pinturas eram mostradas cores fortes e escuras.


Pesquisa e comentário escrito por Adriana da Silva Nascimento baseado na aula anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário