A equipe, além da apresentação no powerpoint, elaborou uma forma diferente de apresentar o trabalho. Uma vez que somos alunos de uma Licenciatura em Artes Visuais, buscamos uma nova possibilidade de exposição - de baixo custo (porque somos alunos) e dentro de uma realidade para professores de escolas públicas (também sem muitos recursos). Explicações:
Porta: proposta de reutilização de material que poderia ser descartado devido reformas. Também remeteu-nos aos trabalhos de carpintaria dos Trabalhos Manuais.
Porta-retratos: antigos, do período pesquisado. O do lado esquerdo (realidade de crianças de boa situação financeira e da área urbana) e o do lado direito (realidade de crianças pobres e da área rural);
Teia: feita com cordão e pregos. Ambiente para expor novo material dentro da própria exposição. No centro uma máquina fotográfica Kodak - período de 1950/60? - Pertence a família de Walquíria (membro da equipe), e ao redor fotografias - período de 1950/60 (cedidas, gentilmente, por uma querida funcionária do Departamento de Comunicação Social da UFPB);
Porta-retrato de papel: feito com cartolina preta e papel alumínio. Uma sugestão para apresentação de fotos;
Fotos da internet: a internet tornou-se um importante veículo de pesquisa.
CONCLUSÃO: a exposição tentou mostrar que é possível elaborar uma apresentação de forma criativa e com baixo custo. Reciclar (porta), utilizar recursos da própria comunidade (porta-retratos, fotos e máquina fotográfica) e empregar materiais comuns (cordão e pregos) - RECEITA DE CRIATIVIDADE!
Por: Equipe de Artes Manuais
Nenhum comentário:
Postar um comentário