quarta-feira, 18 de junho de 2008

Ensino de Artes Visuais: O que penso sobre o assunto? O que sei sobre sua história?


Foto: crianças "surdas" apreciando e identificando os trabalhos expostos na Escola.


Ensinar artes é, antes de tudo, educar o indivíduo a ver com " outros olhos" o mundo o qual faz parte. A partir desse novo olhar estará aberto a outros conhecimentos, torna-se particativo, consciente do seu papel de cidadão. A arte é instrumento de libertação, denúnica é o fio condutor para uma nova visão atuante e significativa do homem. Ela caracteriza culturas distintas, reafirma histórias que permeiam e influenciam a sociedade como um todo.

"(...) o ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho da força comunicativa dos objetos a sua volta(...)"

Dessa foma, a arte estimula a imaginação a criar mundos possíveis e diferentes, pois são os projetos e sonhos que impulsionam o mundo.





O QUE SEI SOBRE SUA HISTÓRIA...

A história que temos é aquela marcada pela catequização e que tornou-se mais concisa com a vinda da missão artística francesa e implantação da Academia de Belas Artes para deleite da família Real, simbolizando a distinção social entre as classes. O ensino do desenho passou a ser matéria obrigatória no estudo da Academia para o desenvolvimento das habilidades técnicas, as mulheres eram preparadas para aulas de bordado, música em suas casas...
Até a arte ser incluída nos currículos escolares como disciplina, o ensino toma dimensão e caminhos que serão diferenciados por objetivos e visões de classes e apreciadores distintos de cada época.
Temos novos processos, hoje, os quais estão pautados nos Parâmetros Curriculares em Artes apontando novas diretrizes quanto ao rumo no ensino em arte.



Walquíria M. de Araújo

Nenhum comentário: